Catástrofe
“Catástrofe” é fruto do encontro da diretora Luiza Rangel com a Multifoco Companhia de Teatro.
A peça propõe uma reflexão sobre as frustrações presentes no ato da criação, questões que podem evidenciar uma estranha busca do ser humano pelo belo e pelo controle, quando a própria sociedade na qual estamos inseridos se mostra caótica. As cenas concretizam tentativas frustradas de uma busca incessante pela imagem ideal.
Catástrofe tem na sua narrativa um diretor de teatro, na ânsia pela concretização de suas ideias, que mobiliza toda a equipe durante um ensaio geral. A obsessão e o autoritarismo se instauram à medida que se percebe que a tentativa de comunicação é falha. A metalinguagem proposta por Beckett é um reflexo da condição do homem em sua eterna busca por algo que sempre lhe escapa. Falar de fracasso é denso e patético, porque significa falar daquilo que escapa sempre. É a imagem do homem tentando se significar, dar sentido à sua existência.
A proposta de inserção do público em uma sala de ensaio coordenada por um diretor obsessivo hilário tem o objetivo de compartilhar o lugar da criação. Nesta experiência, a comicidade acaba se revelando no jogo vivo entre os personagens e o público, que é convidado a participar das tentativas de construir as cenas. O extremo descontrole presente na relação do Diretor com sua equipe, pode, em nível macro, esconder opressão e manipulação de desejos.
Catástrofe estreou em 19 de Maio de 2014, na Sala Oduvaldo Vianna Filho, na Mostra Mais UFRJ.
Elenco - Bárbara Abi-Rihan, Ricardo Rocha, Thiago Becker e Viviane Pereira
Texto
Samuel Beckett
Tradução
Flávio de Campos
Direção
Luiza Rangel
Orientação de Direção
Gabriela Lírio
Assistente de Direção
Giulia Grandis
Direção de Arte
Robson Rozza
Desenho de Som
José Ricardo Monteiro Neto
Preparação Vocal
Verônica Machado
Iluminação
João Bernardo Caldeira, Thaís Duarte e Taisa Martins
Programação Visual
Ricardo Rocha
Direção de Produção
Luiza Rangel
Realização e Co-Realização
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e
Multifoco Companhia de Teatro