top of page
migraaaantes_recorte

Migraaaantes ou Tem gente demais nessa merda de barco

Migraaaantes (2018) é o terceiro espetáculo fruto do Projeto Matéi Visniec. Dessa vez, nos debruçamos sobre a crise humanitária da migração. O texto se constrói a partir dos relatos de refugiados na Europa, através de uma exposição desta crise pela qual somos atingidos também no Brasil.

Um espelhamento das tensões dramáticas e cotidianas no qual o mundo está mergulhado política e socialmente. Contudo, Visniec não abre mão de uma escrita poética e perturbadora, na medida em que toca nas feridas das nações que sustentam o estado de exceção construído em dezenas de campos de refugiados.

Distante de nossa realidade social imediata – como muitas vezes os meios midiáticos emolduram – os campos de exceção estão próximos, dentro – e não fora –, mas são tratados pela grande imprensa e pelas nações como se fossem um corpo estranho protuberante no delicado tecido social. Portanto, é necessário refletir sobre o estatuto paradoxal desses territórios que são colocados fora do ordenamento jurídico normal. Questionar os aspectos da lei capazes de desconsiderar as muitas vidas em jogo. Interpelar mais a letargia da ação (ou da falta dela) das diferentes instituições internacionais em considerar a situação alarmante dessas vidas em trânsito.

Mais honesto e, sobretudo, mais útil seria indagar atentamente através de quais procedimentos jurídicos e de quais dispositivos políticos seres humanos puderam ser tão integralmente privados de seus direitos e de suas prerrogativas.

Em "Migraaaantes (...)" construímos uma cena que se impregna da água, dos desvios políticos, da estetização da política e das manobras de poder para trazer um espetáculo instável. O que há nesta obra é um recorte sociológico sobre uma crise global que fingimos não existir. É um espetáculo que se deixa inundar literal e metaforicamente pelas narrativas em travessia, porque também é um trabalho que se encontra em confronto com as fronteiras, mas que se destina a diminuir as distâncias.

Elenco - Bárbara Abi-Rihan, Camila Zampier, Diogo Nunes, Erick Tuller, Fabio Lacerda, Felipe Estevão, Lia Ximenes, Vinicius Mousinho e Viviane Pereira

Texto

Matéi Visniec

 

Direção, Cenografia e Iluminação

Ricardo Rocha

Supervisão de Direção

Renato Icarahy

Supervisão de Iluminação

Jorginho de Carvalho

Direção Musical, Preparação de Canto e Composições Originais

Vinicius Mousinho

Preparação Corporal e Direção de Movimento

Palu Felipe

Assistência Teórica

Wellington Júnior

Supervisão de Pesquisa Dramatúrgica

Walder Vírgolino

Figurinos

Alice Cruz

 

Assistência de Figurinos

Marília Misailidis e Rafaela Rosa

Costureiras

Kátia Salles, Neli Lemos e Regina Oliva

Programação Visual

Daniel Debortoli (Códigos)

 

Fotografias

Daniel Debortoli, Maga Martinez e Edison Taciano

 

Produção e Realização

Multifoco Companhia de Teatro
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

bottom of page