
Sobre Trabalho
ou
Sobre Viver
Completando dez anos em meio a pandemia, a Multifoco Companhia de Teatro estreia em novembro de 2020 seu primeiro trabalho em plataformas digitais. Em parceria com Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, Sobre Trabalho ou Sobre Viver, pela plataforma Zoom. Sob a direção provocativa de três mulheres - Natasha Corbelino, Renata Tavares e Tatiana Henrique - e dramaturgia desenvolvida durante o processo de criação, a obra aborda o conceito de "trabalho" em suas mais variadas formas, desde sua condição ancestral até os tempos atuais de precarização. O convite da companhia às três diretoras faz olhar por diferentes perspectivas, particularmente em meio a tensão provocada pela pandemia e os anos de trabalho coletivo do grupo.
Falar de trabalho é também falar de ancestralidade. É falar de trabalho de vida. Trabalho de viver. O trabalho é mais uma atividade humana que foi cooptada por essa política de morte. Trabalhar é cuidar da vida, do nascimento, da morte, do parto, é pensar em alimento e coletividade, esses são alguns caminhos possíveis para se pensar no tema: o trabalho como uma prática de vida, uma escolha de viver, de prover.
Trabalhar 10 anos em companhia é também uma escolha de vida, uma ética de coletividade, que não tem nada desse romantismo fetichista do mundo da arte ou do ser artista, nos entendemos como trabalhadoras e trabalhadores do teatro, da cultura, e buscamos com nossa prática de grupo maneiras de nos relacionarmos melhor com a sociedade.
Desde março, quando começou a quarentena, nos vimos alijados de nossa prática de vida e principalmente de nossos trabalhos. Com contratos suspensos, burocracias do auxílio emergencial, o medo constante da infecção, amigas e amigos partindo devido ao agravamento da doença, são tantas coisas que em algum momento nos vimos perdidas e perdidos.
Se para nós, compartilhar tempo e espaço sempre foi premissa para o que entendíamos como nosso ideal de teatro de grupo, como nos reafirmamos em quanto companhia à distancia, espalhadas e espalhados pela cidade e pelo país? De onde tirar forças para pensar teatro quando vivemos a maior crise política e sanitária dos últimos tempos, que já matou centenas de milhares de pessoas? Tudo parecia muito pequeno diante das atrocidades que vivemos, mas estarmos juntas e juntos nos faz lembrar o quão mais potentes podemos ser quando temos a quem dar a mão, mesmo que, nesse caso, seja via wi-fi.
Quando nos deparamos com essas questões e a frustração de ter todo um planejamento de produção para 2020 indo para o ralo, entendemos que era necessário parar e repensar nossas práticas de trabalho. Foi quando a ideia de debater o próprio trabalho se apresentou. Mas precisávamos de perspectivas e olhares mais plurais no comando dessa experiência, daí vieram Renata, Natasha e Tatiana. São três artistas/trabalhadoras da cultura, com diferentes práticas da cena, o que vem potencializando toda nossa pesquisa anterior.
Elenco - Bárbara Abi-Rihan, Camila Zampier, Diogo Nunes, Ricardo Rocha, Vinicius Mousinho, Viviane Pereira
Participação Especial
Akin Gentil
Dramaturgia Coletiva
Mediação | Direção | Provocação | Acolhimento
Natasha Corbelino, Renata Tavares e
Tatiana Henrique
Direção de Arte
Alice Cruz
Direção Musical e Trilha Sonora Original
Vinicius Mousinho
Direção de Movimento
Palu Felipe
Operação Técnica de Zoom
Hebert Said e Tatiana Henrique
Consultoria Técnica de Zoom
Juracy de Oliveira
Programação Visual
Daniel Debortoli (Códigos)
Gestão e Planejamento de Público
Fábio Lacerda, Ricardo Rocha e Viviane Pereira
Consultoria de Planejamento de Público
João Raphael Alves
Mídias Sociais
Bárbara Abi-Rihan, Diogo Nunes e Palu Felipe
Produção Executiva
Clarissa Menezes
Direção de Produção
Ricardo Rocha
Realização
Multifoco Companhia de Teatro
Parceria
Pandêmica Coletivo Temporário de Criação
Parceria Cultural
Escola de Teatro Martins Penna